“Física de Fronteira para a Sala de Aula” acontece pela primeira vez no Rio

Clarice Cudischevitch

Explicar tópicos avançados de Física Teórica para alunos do Ensino Médio não é uma tarefa fácil, mas, desde 2017, um treinamento vem capacitando professores de todo o Brasil para esse tipo de ensino. O curso “Física de Fronteira para a Sala de Aula” está com inscrições abertas para sua sexta edição – a primeira no Rio de Janeiro – que vai acontecer nos dias 4 e 5 de maio.

Promovido pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), o Perimeter Institute for Theoretical Physics, do Canadá, e o Serrapilheira, o curso orienta professores a ensinarem conceitos como buracos negros e física de partículas, a partir de atividades práticas e do uso de materiais criativos.

Os recursos são disponibilizados gratuitamente pelo Perimeter. Um exemplo deles é o estudo do movimento circular para introduzir o conceito de matéria escura, um dos tópicos que mais intrigam os físicos modernos atualmente.

Esta é a terceira edição a ser ministrada em português e a primeira fora de São Paulo. O curso é gratuito e acontecerá no Colégio Pedro II, Campus Tijuca II, no Rio de Janeiro/RJ. Para fazer sua inscrição e obter mais informações, acesse http://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/professores/rio-de-janeiro/.

Saiba mais:
Professores de todo o Brasil aprendem Física criativa
Curso torna buracos negros e matéria escura assuntos de escola
Criatividade é peça-chave em sala de aula, diz consultor de educação do Perimeter
Em nova edição, curso treina professores de Ensino Médio para a Física criativa
Curso de Física para professores do Ensino Médio tem inscrições abertas