31/01/2020 10:45

Projeto mapeia 250 mulheres de destaque na ciência brasileira

  • Divulgação científica

A Gênero e Número, organização que atua entre o jornalismo e a pesquisa de dados, lança, no dia 12 de fevereiro, a plataforma Open Box da Ciência. O projeto apresenta um mapeamento de 250 mulheres que se destacam na pesquisa científica brasileira em cinco áreas do conhecimento: ciências sociais aplicadas, ciências exatas e da Terra, engenharias, ciências biológicas e ciências da saúde.

O lançamento, aberto ao público, será no Auditório do IFT-Unesp, a partir das 9h. Na ocasião será inaugurada também a Agência Bori, organização que irá conectar institutos e centros de pesquisa à mídia. Os dois projetos são apoiados pelo Programa de Divulgação Científica do Serrapilheira.

As coordenadoras da Bori, Sabine Righetti e Ana Paula Morales, abrem a programação com a mesa sobre jornalismo científico no Brasil, da qual participam a editora de Ciência e Saúde da Folha de S.Paulo, Mariana Versolato; o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA ), Marcelo Viana; e o diretor do Programa SciELO Network/FAPESP, Abel Packer.

Na sequência, uma mesa organizada pela Gênero e Número conta com as cientistas Helena Carla Castro, coordenadora do Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem molecular (LABiEMol) da Universidade Federal Fluminense (UFF), e a física Sandra dos Santos Padula, que tem uma larga produção em física experimental, com contribuições em rede no Brasil e no exterior. A mediação será da jornalista Vitória Régia da Silva, autora da maioria dos perfis que estarão disponíveis na plataforma Open Box da Ciência. Também participará a cientista de dados Natália Leão, responsável pela pesquisa de dados e metodologia do projeto.

As inscrições podem ser feitas neste link.

  • Temas
  • bori
  • divulgação científica
  • Open Box da ciência