Gênero e Número

Jornalismo

O projeto OPEN-BOX na Ciência vai abrir caixas, compilar bases de dados sobre os protagonismos feminino e negro na ciência brasileira e comunicar isso de forma visual, com narrativa estruturada em linguagem jornalística, interação e adaptação para formatos Whatsapp, plataforma web e audiovisual.

Projetos

Aborto e mortalidade
Divulgação científica / Jornalismo

Uma mulher morre a cada 2 dias por aborto inseguro no Brasil. Embora este seja um direito garantido por lei (em casos de estupro, anencefalia do feto e risco de vida à mãe), brasileiras não têm acesso rápido à informação, tampouco ao serviço propriamente dito. A reportagem, publicada na revista Gênero e Número e na Salud con Lupa (produzida no Peru, para América Latina), investiga como a ciência pode contribuir com uma abordagem técnica para o problema do aborto como saúde pública, fazendo avançar a discussão para além das questões políticas e morais que restringem a circulação das informações e a disponibilidade e equipamentos de serviço de aborto legal.

Leia aqui.

 

Recursos investidos

Grant 2022: R$ 50.000,00
Open Box da Ciência
Divulgação científica / Jornalismo

O projeto Open Box da Ciência buscou abrir caixas, compilar bases de dados sobre os protagonismos feminino e negro na ciência brasileira e comunicar esse conteúdo de forma visual, com uma narrativa jornalística. A iniciativa da organização Gênero e Número fez um mapeamento de 250 mulheres que se destacam na pesquisa científica brasileira em cinco áreas do conhecimento: ciências sociais aplicadas, ciências exatas e da Terra, engenharias, ciências biológicas e ciências da saúde. Ele foi lançado em fevereiro de 2020.

Recursos investidos

Grant 2018: R$ 100.000,00
  • Temas
  • Cartografia
  • divulgação científica
  • Jornalismo de dados
  • mulheres na ciência