12/12/2018 08:33

Conheça os projetos selecionados pelo Camp Serrapilheira

  • Camp Serrapilheira

Participantes do evento do Camp Serrapilheira realizado em setembro de 2018 no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Foto: Filipe Costa/ Agência Rastro

O Serrapilheira selecionou 14 projetos inovadores de divulgadores de ciência para receber um financiamento de até R$ 100 mil, cada um, por um ano. Eles foram escolhidos entre as 50 propostas enviadas na fase final do Camp Serrapilheira, o programa de apoio à divulgação científica lançado pelo instituto em 2018.

Entre os selecionados, há projetos audiovisuais, artísticos, educacionais, jornalísticos e acadêmicos, oriundos de sete estados do Brasil e em diferentes estágios de desenvolvimento. Assim como é feito com os projetos de pesquisa, o Serrapilheira oferece flexibilidade e desburocratização no uso dos recursos, para tornar o financiamento à divulgação científica mais acessível para além de instituições de pesquisa.

O Camp buscou identificar projetos que propusessem abordagens inovadoras de assuntos científicos e incentivassem o interesse de jovens pela área. “Com esses novos perfis, queremos criar uma rede de divulgadores comprometidos com o princípio de excelência”, afirma a diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira, Natasha Felizi. “A ideia é que eles trabalhem com cientistas jovens, de ponta, que atuam na fronteira dos seus campos de conhecimento e, ao mesmo tempo, que os pesquisadores apoiados pelo instituto tenham acesso a uma nova maneira de falar sobre ciência.”

A primeira fase do Camp Serrapilheira consistiu em um evento realizado em setembro, no Museu do Amanhã (RJ), sobre formas inovadoras de comunicar questões da ciência e estratégias criativas para divulgação científica. Cinquenta divulgadores entre 871 inscritos foram selecionados para participar do encontro. Na segunda fase, os 50 participantes foram convidados a enviar seus projetos para concorrer ao apoio de R$ 100 mil.

Confira os projetos selecionados:

Projeto: 37 Graus
Organização responsável: 37 graus podcast
O que é? Podcast de ciência
https://37grauspodcast.com/

O 37 Graus é um podcast que conta histórias reais relacionadas à ciência, sempre com uma perspectiva humana. Os episódios aproveitam as técnicas do storytelling e da comunicação sonora, retratando histórias e personagens por meio de cenas, ambientações, trilhas e entrevistas. Esse podcast se encaixa num gênero de jornalismo literário em áudio, como os programas que servem de inspiração a esse projeto, como Radiolab, Invisibilia e This American Life.

 

Projeto: Biblioscópio
Organização responsável:
 Associação Quatro Cinco Um
O que é? Cobertura da publicação de livros de divulgação científica no Brasil
https://revista451.com.br/

Cobertura multiplataforma de livros de divulgação científica nas plataformas da Revista  Quatro Cinco Um por meio de resenha de livros de divulgação científica lançados no Brasil em todas as edições da revista Quatro Cinco Um; newsletter gratuita quinzenal de resenhas de livros de ciência; uma temporada de podcasts, também gratuita, sobre livros clássicos de divulgação.

Projeto: Sistema CIENTE
Organização responsável: CIENTE – Núcleo de Divulgação Científica da UECE
O que é? Programa sobre ciência com exibição em TV aberta e rádio no Ceará
http://ciente.org/

O Sistema Ciente realizará dois programas semanais na televisão, um programa bissemanal no rádio, além de apresentações e eventos para jovens da periferia de Fortaleza. Para diversificar esse alcance, fará uma parceria com a Prefeitura de Fortaleza para levar ciência para a Rede Cuca, que coordena três instalações localizadas na periferia e atende milhares de jovens.

 

Projeto: Decola Beta para Professores
Organização responsável: Cientista Beta
O que é? Treinamento de professores  para iniciação científica
http://cientistabeta.com.br/

O Programa de Ensino de Iniciação Científica é um programa presencial de formação de professores-orientadores para o trabalho em iniciação científica e aprendizagem baseada em projetos. O programa terá duração de seis meses, ao longo dos quais mais de 120 professores selecionados receberão suporte do CB para orientação de projetos desenvolvidos por seus alunos de ensinos médio e fundamental.

 

Projeto: Computação sem Caô
Organização responsável: Olabi Makerspace
O que é? Canal de Youtube
https://www.olabi.org.br/

O Computação sem Caô é uma série de vídeos na internet para disseminar conteúdos  e estimular as discussões relevantes sobre ciência da computação. Seus principais objetivos são a ampliação da diversidade de gênero e de raça na área, o estímulo a discussões relevantes e direcionadas ao público leigo; o reforço do papel das ciências na computação, campo geralmente pautado pelas aplicações tecnológicas.

 

Projeto: Projeto Cosmos
Organização responsável: Universidade Federal do Amazonas
O que é? Divulgação da Astronomia em escolas públicas de Manaus
https://www.facebook.com/projetocosmos/

Enxergando a Astronomia como um meio de despertar interesse pela ciência, o projeto visa despertar o interesse pela ciência em alunos do ensino médio de Manaus e região, incentivando-os a ter uma atitude indagadora e questionadora sobre o mundo e uma atitude proativa de busca por conhecimento. O grupo pesquisa, estuda e propõe metodologias de ensino de ciências, com o objetivo de que sejam replicadas por professores e divulgadores de todo o país.

 

Projeto: Plataforma Bori
Organização responsável: Data14
O que é? 
Plataforma de tratamento de imprensa para estudos científicos brasileiros

A plataforma Bori vai reunir, em uma rede, estudos científicos de universidades e de institutos de pesquisa de todo o país com embargo de aproximadamente uma semana (ou seja: estarão disponíveis para os jornalistas antes de serem oficialmente publicados). Assim como na EurekAlert, esses estudos serão acompanhados de press releases, do contato do autor porta-voz e de material audiovisual para facilitar a cobertura dos jornalistas.

 

Projeto: Divulgadores da ciência para o futuro
Organização responsável:Departamento de Divulgação Científica – UFMG
O que é? Formação transversal em divulgação científica na universidade
https://www2.ufmg.br/proex

Curso de especialização profissional em Divulgação Científica de excelência na UFMG, inspirado em experiências internacionais e na Formação Transversal em DC já realizada na universidade.

 

Projeto: De Olho nos Corais
Organização responsável: Laboratório de Biologia Marinha da UFRN
O que é? Projeto de ciência cidadã
https://serrapilheira.org/de-olho-nos-corais/

O #DeOlhoNosCorais é uma iniciativa de divulgação científica e ciência-cidadã que promove o monitoramento cidadão de ambientes marinhos. O projeto visa a ampliação da atuação do projeto por meio da estruturação de sua equipe, rede de colaboradores e metodologias.

 

Projeto: OPEN-BOX na Ciência
Organização responsável: Gênero e Número
O que é? Cartografia interativa da ciência produzida por mulheres no Brasil
http://www.generonumero.media/

O projeto OPEN-BOX na Ciência vai abrir caixas, compilar bases de dados sobre os protagonismos feminino e negro na ciência brasileira e comunicar isso de forma visual, com narrativa estruturada em linguagem jornalística, interação e adaptação para formatos Whatsapp, plataforma web e audiovisual.

 

Projeto: Cientistas brasileiros que você precisa conhecer
Organização responsável: Nexo Jornal
O que é? Série de minibiografias de cientistas brasileiros
https://www.nexojornal.com.br/

O projeto visa ampliar o acesso à informação de qualidade no campo das ciências para cada vez mais gente, particularmente o público jovem. Nesse sentido, vai produzir uma série de 12 minibiografias de cientistas brasileiros históricos. Além disso, será ampliada a seção fixa “Profissões”, que apresenta entrevistas com as trajetórias profissionais de pessoas que se destacam em seus campos de atuação atualmente. Serão 12 entrevistas com cientistas de áreas diversas.

 

Projeto: Edufluencers
Organização responsável: Numinalabs
O que é? Agenciamento de divulgadores de ciência
http://www.numinalabs.com.br/

Projeto de agenciamento de divulgadores de ciência com o objetivo de profissionalizar suas produções. O Edufleuncers vai oferecer toda a produção do material de divulgação do influenciador, como mídia kit e identidade visual, além de assistência jurídica, administrativa e o esforço de vendas, entrando em contato com agências de publicidade, empresas, marcas e instituições. O objetivo é fomentar o ecossistema de divulgação científica, levando estes divulgadores ao conhecimento dos principais players do mercado editorial e de comunicação nacional.

 

Projeto: Interactivos? e Currículos de Divulgação Científica
Organização responsável: Silo – Arte e Latitude Rural
O que é? Laboratórios de experimentação científica e educação científica participativa
https://silo.org.br/

Por meio da união das expertises de artistas e cientistas, o projeto visa criar uma maior integração entre ciência e sociedade por meio do ensino de práticas científicas e da difusão da ciência. Para isso, serão realizadas duas atividades em conjunto: um laboratório de experimentação e inovação cidadã e um currículo de divulgação científica participativa.

 

Projeto: Imersão Amazônia
Organização responsável: Projeto Sonora
O que é
? Imersões sonoras sobre temas científicos
https://www.projetosonora.com/

Imersão Amazônia é um projeto de pesquisa, criação e circulação que visa produzir e apresentar experiências de imersão sonora em colaboração com o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). O projeto visa trabalhar com conteúdos ligados a mudanças climáticas, Biologia, ecologia e educação ambiental de maneira interdisciplinar para conceber e produzir dois produtos de imersão: Uma performance e uma instalação.

  • Temas
  • camp serrapilheira
  • ciência
  • divulgação científica
  • science outreach

Projetos e pesquisadores relacionados