Andreia Gerniski Macedo

Engenharia, Física

Andreia Macedo é física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e mestre em física pela Universidade Federal do Paraná. Para obter o doutoramento, Andreia foi a Portugal. Na Universidade de Aveiro doutorou-se em física e, pouco tempo depois, concluiu o pós-doutorado, novamente na Universidade Federal do Paraná. A física desenvolve um importante estudo sobre células solares, focada na eficiência desses recursos. Para descansar do trabalho, Andreia aposta nas aulas em grupo de academias. Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ela também cuida de um filho pequeno que alegra seus dias.

Projetos

Estudo da correlação entre a estrutura e propriedades de nanomateriais de polímeros conjugados para produção de células solares de alta eficiência
Ciência / Engenharia

O projeto visa produzir células solares flexíveis a partir do polímero PCDTBT (doador) e do perileno funcionalizado (aceitador) — o perileno substitui o fulereno, amplamente usado como aceitador, mas com estabilidade reduzida e alto custo de produção. Os filmes de PCDTBT: perileno são processados e depositados sobre substratos plásticos pela técnica de rolos, o que confere leveza e flexibilidade à célula solar. As soluções precursoras passam por um tratamento de reprecipitação para organizar as cadeias poliméricas em esferas. Os resultados indicam que há uma forte dependência do espectro de absorção de luz em relação ao tamanho, de tal modo que a absorção de luz mais próxima do espectro de emissão do sol é favorecida. Como a homogeneidade dos filmes impacta diretamente na eficiência das células solares, utilizamos a técnica de espalhamento de nêutrons para identificar a distribuição do perileno na matriz de PCDTBT. Com estes avanços esperamos produzir células solares mais estáveis e eficientes.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • energia solar
  • luz
  • PCDTBT
  • polímero