Bernardo Strassburg

Ciências da Vida, Geociências

O botafoguense Bernardo Strassburg é economista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ele obteve o título de mestre em planejamento energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em ciências ambientais pela Universidade de East Anglia, Inglaterra. Seu trabalho é uma investigação em profundidade das recuperações ecológicas. Além da pesquisa, Bernardo é diretor-executivo do Instituto Internacional para a Sustentabilidade e professor-assistente da PUC-Rio. Para manter as hipóteses científicas oxigenadas, o economista gosta de fazer trilhas na natureza.

Projetos

Transformação positiva da Terra: iluminação, compreensão e otimização de múltiplas sinergias e trade-offs da restauração ecológica
Ciência / Ciências da Vida

Depois que a humanidade converteu cerca de 40% da superfície terrestre de sistemas naturais em sistemas manejados, vários países firmaram metas globais de reverter este quadro. A restauração de uma área de ecossistemas maior do que a Europa Ocidental pode contribuir com os grandes desafios relacionados a mudanças climáticas, como a conservação da biodiversidade e a segurança hídrica, entre outros. Por outro lado, tal restauração também incorre em riscos e custos e, portanto, é fundamental entender os padrões de distribuição espacial destes benefícios e custos de forma a maximizar os primeiros e minimizar os últimos. A pesquisa está dividida em três etapas: i) sintetizar o melhor conhecimento científico disponível sobre os benefícios e custos da restauração ecológica; ii) desenvolver algoritmos de otimização que permitam iluminar os padrões de distribuição dos mesmos e iii) analisar tais padrões de forma a contribuir com o progresso do conhecimento científico e subsidiar a implementação prática da restauração ecológica em larga escala.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • biodiversidade
  • mudanças climáticas
  • restauração ecológica