Eduardo Pena 

Ciência da Computação

Eduardo Pena é um cientista de dados que planeja automatizar a busca por metadados relevantes. Considerando que grande parte da ciência da informação ainda depende de uma classificação manual dos dados, o projeto de Eduardo tem enorme potencial para lidar com a crescente complexidade e demanda da gestão de informações. Graduado e mestre em ciência da computação pela Universidade Estadual de Londrina, Eduardo também alcançou o doutorado na Universidade Federal do Paraná. Neste período, teve a oportunidade de colaborar no prestigiado Hasso Plattner Institute, na Alemanha. 

Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Eduardo persegue nos finais de semana uma segunda paixão, também com árduo rigor investigativo: vasculhar a internet pelos melhores chefs e suas receitas, para surpreender a esposa e os amigos na cozinha.  E suas virtudes ultrapassam a culinária, já que Eduardo garante que também cuida da louça assim que terminam os jantares. É que, segundo o cientista, lavar louça é o momento ideal para ter insights sobre seus projetos científicos. Além da paixão pela boa mesa e a ciência de dados, Eduardo é apaixonado por música e arrisca vários acordes na sua Fender telecaster.

Projetos

Como descobrir metadados relevantes para o gerenciamento de dados?
Ciência / Ciência da Computação

Metadados são dados descritivos sobre conjuntos de dados. Podem ser simples, como nomes de atributos e estatísticas, ou complexos, como restrições semânticas entre diferentes registros. O gerenciamento e a ciência de dados fornecem aplicações poderosíssimas aos usuários; mas essas aplicações dependem de metadados complexos para funcionarem. A maioria dos conjuntos de dados manipulados por cientistas incluem, quando muito, metadados simples. Isso limita o potencial entregue pelas aplicações. A identificação manual desses dados descritivos é uma tarefa propensa a erros, dificultada pela complexidade dos dados e aplicações modernas. O objetivo desse projeto é desenvolver soluções automatizadas para descoberta de metadados. Para lidar com o gigantesco espaço de possíveis resultados, propomos caracterizar e explorar a sinergia entre dados e aplicações a fim de convergir ao espaço que melhor auxilie usuários em aplicações de interesse.

Instituições

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Chamadas

Chamada 6