Pedro Milet Meirelles

Ciências da Vida

Pedro Meirelles é um cientista preocupado com os efeitos do aquecimento global. O biólogo voltou suas atenções para os aquíferos. Seu estudo analisa microrganismos presentes nesses reservatórios para medir os efeitos da liberação de carbono na atmosfera. Em outra frente, Pedro Meirelles também investiga a possibilidade que esses microrganismos têm de processar o CO2 e mitigar os efeitos do aquecimento global. Professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, Pedro é mestre e doutor em genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além de tentar frear o aquecimento global e enriquecer o conhecimento sobre os aquíferos, o biólogo ainda é pai de duas crianças.

Projetos

Qual é o papel da matéria escura microbiana na estabilidade dos ecossistemas?
Ciência / Ciências da Vida

À medida que exploramos os mistérios da natureza, surge uma questão fundamental: como a biodiversidade afeta a estabilidade do ecossistema? Vários atores neste intrincado equilíbrio podem estar escondidos dentro da Matéria Escura Microbiana (MDM), uma grande fração da comunidade microbiana que ainda não pôde ser identificada ou classificada. Esforços recentes descobriram centenas de novos organismos na MDM que expandiram a árvore da vida em 15% e são cruciais na regulação dos ciclos biogeoquímicos, como a ciclagem de carbono e nitrogênio, essenciais para o funcionamento do planeta. Neste projeto, investigaremos a diversidade MDM, suas interações com o ambiente, dissecaremos os mecanismos celulares e moleculares, descobrindo assim seus papéis ecológicos, das profundezas dos oceanos aos nossos intestinos.

Instituições

  • Universidade Federal da Bahia
Efeito das mudanças climáticas no microbioma, fixação de carbono e qualidade da água em aquíferos
Ciência / Ciências da Vida

O projeto busca compreender como as mudanças climáticas vão afetar os microrganismos e a qualidade da água em aquíferos e como os microrganismos podem diminuir os efeitos provocados pelo sequestro do carbono. Uma equipe diversificada de especialistas vai fazer uso de grandes conjuntos de dados disponíveis em repositórios públicos, além de conduzir experimentos de campo e manipulativos em laboratório com tecnologias de ponta e modelos matemáticos e computacionais integrados.

Recursos investidos

R$ 103.926,29

Instituições

  • Universidade Federal da Bahia

Chamadas

Chamada 1
Chamada 6
  • Temas
  • aquíferos
  • microbioma
  • mudanças climáticas
  • sequestro de carbono