26/04/2023 06:04

Serrapilheira lança chamada pública de apoio a podcasts

  • Chamadas Públicas

Até oito escolhidos receberão treinamento e recursos para a produção de uma temporada. Inscrições abertas até 24 de junho

Texto atualizado em 9 de maio

Os podcasts se tornaram um verdadeiro sucesso no Brasil nos últimos anos: em um levantamento da plataforma de dados Statista divulgado no início de 2023, 47% dos entrevistados brasileiros disseram ouvir programas de áudio ao menos uma vez na semana. 

De olho nesse cenário, o Instituto Serrapilheira lançou uma chamada pública para apoiar podcasts brasileiros que tenham a ciência na pauta. O objetivo é buscar tanto projetos já consolidados como aqueles que ainda estejam em fase de concepção. Até oito candidatos serão selecionados para participar de um programa de treinamento e receber até R$ 50 mil para a produção de uma temporada. As inscrições estão abertas e vão até 24 de junho e podem ser feitas aqui

O edital não procura somente “podcasts de ciência”, mas sim bons projetos de podcasts nos quais a ciência cumpra um papel importante e que dêem visibilidade às áreas da ciência apoiadas pelo Serrapilheira: ciências da vida, geociências, física, química, ciência da computação ou matemática.

Serão aceitas propostas de podcasts em qualquer formato: entrevistas, mesas-redondas, reportagens, narrativas ficcionais, narrativas pessoais ou outros tipos de conteúdo. O essencial é que a ciência esteja presente como elemento estruturante do programa ou temporada. 

“Decidimos lançar um novo edital exclusivo para podcasts após uma primeira experiência que se revelou bastante bem-sucedida”, afirma Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira. Em 2020, o instituto também apoiou a produção de oito podcasts por meio de treinamento e de recursos financeiros, e vários acabaram despontando como referências de bons podcasts que tinham a ciência em pauta.

Um comitê formado por profissionais que trabalham com podcasts vai avaliar as propostas. O Serrapilheira não fará distinção entre projetos apresentados por pequenas ou grandes organizações ou de produtoras independentes. A seleção será feita em duas etapas: uma pré-seleção e uma entrevista. O anúncio dos selecionados será em 22 de agosto.

Critérios e programa de treinamento

As produtoras do Laboratório 37, Bia Guimarães e Sarah Azoubel

Ao se inscrever na chamada pública, os candidatos precisam detalhar, de forma clara e objetiva, como a ciência estará presente nos podcasts. Também serão analisados a experiência prévia dos candidatos em produzir podcasts e bons projetos editoriais; o detalhamento do público-alvo; o objetivo do projeto e a previsão do uso dos recursos financeiros. Os candidatos também devem enviar uma amostra de áudio com até 1 minuto de duração para avaliação.

Após a seleção, será realizado um programa de treinamento de setembro a novembro, para aperfeiçoar as propostas, reforçar as habilidades técnicas e editoriais dos produtores e fornecer a base para um planejamento de distribuição, marketing e viabilidade financeira. O treinamento será conduzido por Bia Guimarães e Sarah Azoubel, do Laboratório 37, que já trabalhou junto a clientes como Globo e Spotify e é responsável pela criação do podcast 37 Graus, apoiado pelo Serrapilheira e um dos seis selecionados no Google Podcasts Creator Program, edital que teve mais de 10 mil inscrições no mundo todo.

Ao final do treinamento, os candidatos apresentarão um piloto de seus podcasts e o planejamento para uma temporada. Após essa etapa, os selecionados receberão financiamento de até R$ 50 mil para tirar a ideia do papel.