Ciência

Chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia nº 2/2023

Resultado final de selecionados para fase 2

Os candidatos têm até 11 de abril 2024 / 15h (horário de Brasília) (nova data) para envio de propostas completas (fase 2).

Adeilson Melo
Adriano Santo
Alesandro Santos
Aline Souza
Ana Paula Nascimento Gomes
Bruno Henrique dos Santos Ferreira
Caio César Ribeiro
Carlos Cédric Ahoyo
Edimar Campos
Edmundo Camillo Jr.
Eliezer de Souza da Silva
Elison Floriano Tiago
Fernando Elias
Helder Marcos Nunes Candido
Jefferson Matheus Barros Ozório
Joicelene Regina Lima da Paz
Jonata Francisco
Joudellys Andrade Silva
Leidiana Mota
Lydiane Bastos
Maira Alejandra Moreno Castillo
Michele Lima
Pedro Henrique Freitas Pereira
Raquel Avelina da Conceição dos Santos
Thais Quintão

Grande ciência se faz com grandes perguntas

Resumo

O seu perfil

> você se autoidentifica como parte da população negra (pretos ou pardos) ou indígena?

> você tem interesse em assumir uma posição na academia como professor ou pesquisador no médio prazo?

> não tem nenhum tipo de vínculo empregatício com instituições de ciência e tecnologia (ICTs) – ou não terá, no momento da assinatura do contrato?

> concluiu o doutorado entre 1º de janeiro de 2013 e 30 de junho de 2024 (prazo estendido em até dois anos para mulheres com filhos)?

> foi o autor principal de uma ou mais publicações?

O seu projeto

> seu projeto busca responder a uma pergunta original e fundamental da ecologia?

> tem uma hipótese formulada e um método para testá-la?

> você sabe dizer por que seu projeto é original e ousado?

> os resultados de seu projeto podem mudar o entendimento fundamental da sua área? Você é capaz de descrever como? 

> propõe um movimento de pessoas e ideias entre grupos de pesquisa?

Circulação de ideias

> pretende integrar um grupo de pesquisa no qual você não se formou e nem atuou antes?

O risco

> você consegue explicar o risco do seu projeto?

> ele está na concepção, relacionado à formulação da hipótese do projeto?

> na abordagem, que diz respeito à escolha metodológica?

> e/ou na técnica, ligado à obtenção dos dados?

Então você tem o perfil e o projeto que queremos apoiar.

Este edital tem como objetivo financiar novas linhas de pesquisa em ecologia formuladas por pós-doutores negros ou indígenas que almejam obter, no médio prazo, uma posição formal como professor ou pesquisador

A iniciativa vincula a grandeza da ciência brasileira ao crescimento do número de professores e pesquisadores negros e indígenas na academia. Com essa chamada, afirmamos a confiança nos resultados de uma ciência representativa, por meio de um apoio a pesquisa em ecologia e a formação de jovens talentos, de quem depende o futuro do país.

Os pesquisadores, que trabalharão como pós-doutorandos, podem vir de instituições, cidades, estados ou mesmo países diferentes.

A segunda chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia irá contemplar:

> 12 pós-doutorandos para desenvolver suas pesquisas no Mato Grosso do Sul, Pará ou Rio de Janeiro (quatro cientistas em cada um desses estados);

> um equilíbrio em termos de gênero — 50% de mulheres e 50% de homens — no grupo de cientistas selecionados;

> dotações entre 550 mil reais e 800 mil reais de apoio à pesquisa distribuídos ao longo de três anos, com possibilidade de extensão por mais dois anos;

> bolsa com valor mensal de 8 mil reais;

Inscrições de 4 a 25 de janeiro de 2024

Submissão e seleção de propostas

O processo é dividido em duas fases:

Fase 1: de 23 de novembro de 2023 a 25 de janeiro de 2024

Fase 2: de 7 de março de 2024 a 26 de junho de 2024

A seleção é realizada por especialistas em seus campos de conhecimento.

Na fase 1, a da pré-proposta, você deve:

> enviar seu CV, conforme o modelo internacional disponível neste link

> informar sobre sua trajetória acadêmica, identificando eventuais interrupções na carreira;

> indicar a sua contribuição para a ciência, compartilhando um ou mais artigos de impacto em que você foi autor principal, explicando como você contribuiu e por que o(s) considera de impacto;

> responder a onze perguntas sobre o seu projeto.

Se você passar pela etapa da pré-proposta, será chamado a enviar sua proposta completa (agora com o projeto detalhado) e a participar de uma entrevista com nossos revisores.

Parcerias com as Fundações de Amparo à Pesquisa

O Serrapilheira estabeleceu parcerias com Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) com o propósito de apoiar conjuntamente jovens cientistas nos estados.

São elas: a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) manifestou interesse em entrar como parceira nesta chamada e poderá formalizar junto ao Serrapilheira a sua participação até o dia 30 de dezembro de 2023.

As bolsas serão financiadas pelas respectivas FAPs, enquanto o auxílio para a pesquisa será cofinanciado pelo Serrapilheira e pelas FAPs, com distribuição a ser definida posteriormente. Parte dos recursos provenientes do Serrapilheira deverá ser destinada especificamente à formação de pessoas de grupos sub-representados na ciência. Em função da disponibilidade orçamentária, as FAPs poderão oferecer um aporte maior de recursos tanto para as bolsas quanto para o financiamento da pesquisa. Em casos excepcionais e também dentro dos limites orçamentários, poderá ser selecionado um número maior de candidatos.

Contato

chamada+posdoc@serrapilheira.org

Confira o edital completo da 2ª chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia. O documento a seguir apresenta as condições de candidatura, as regras de submissão e os critérios de escolha.

1. Objetivo

Financiar novas linhas de pesquisa em ecologia formuladas por pós-doutores negros ou indígenas que almejam obter, no médio prazo, uma posição formal como professor ou pesquisador.

A iniciativa vincula a grandeza da ciência brasileira ao crescimento do número de professores e pesquisadores negros e indígenas na academia. Entende, também, que o surgimento de uma nova geração de cientistas com igualdade de acesso a cargos relevantes, mesmo a longo prazo, depende de estímulos de inclusão agora.

Com essa chamada, afirmamos a confiança nos resultados de uma ciência representativa, por meio de um apoio à pesquisa em ecologia e a formação de jovens talentos, de quem depende o futuro do país.

Serão contempladas propostas que movimentam pessoas e ideias entre grupos de pesquisa. Os cientistas escolhidos vão integrar grupos de pesquisa nos quais não tenham nem se formado nem atuado antes.

2. Cronograma

23 de novembro 2023
Lançamento da chamada pública

4 de janeiro 2024 / 15h (horário de Brasília)
Início do prazo para envio de pré-propostas (fase 1)

25 de janeiro 2024 / 15h (horário de Brasília)
Prazo final para envio de pré-propostas (fase 1)

14 de março 2024 (nova data)
Divulgação dos nomes selecionados para a fase 2 e chamada para submissão de propostas completas

11 de abril 2024 / 15h (horário de Brasília) (nova data)
Prazo final para envio de propostas completas (fase 2)

26 de junho 2024
Divulgação dos nomes selecionados

28 de julho 2024
Data de início do apoio

Inscrições de 4 a 25 de janeiro de 2024

3. Definições

Cientistas em início de carreira

Com essa chamada, as FAPs (FUNDECT, FAPESPA e FAPERJ) e o Serrapilheira querem criar as condições necessárias para que os jovens cientistas do Brasil desenvolvam suas pesquisas contando com recursos financeiros, autonomia de escolha de projeto e flexibilidade de gerenciamento.

Um dos momentos-chave na trajetória acadêmica de um cientista é o estabelecimento da sua própria linha de pesquisa e a escolha de um grupo de colaboradores ao qual garanta a infraestrutura necessária (espaço físico, insumos, entre outros) para o desenvolvimento do projeto.

Essa autonomia de escolha do projeto e flexibilidade de gerenciamento da equipe estão intimamente ligadas aos recursos financeiros disponíveis.

Em geral, as linhas regulares de fomento à ciência não contemplam os primeiros aportes a um jovem pesquisador, embora seja esse o ponto crucial no início da carreira de um novo cientista.

O objetivo desta chamada é apoiar exatamente o momento inaugural da atividade do pesquisador e garantir que, com os meios financeiros e a estrutura adequada, ele possa conquistar uma posição formal como professor ou pesquisador no médio prazo.

Cientistas de grupos sub-representados

Muito embora as pessoas negras representem 55,9% da população brasileira, e indígenas 0,83% (Censo 2022), tais porcentagens não se refletem na distribuição de cor/raça na academia brasileira, especialmente a partir da pós-graduação e em posições permanentes de liderança. O foco do presente edital consiste em amenizar esse desequilíbrio.

Esta chamada reafirma a diversidade na ciência como um valor do Serrapilheira e das FAPs, não só por um movimento em prol da igualdade de talentos, mas porque temos a convicção de que as ideias novas e criativas, que alimentam a pesquisa de excelência, são favorecidas pela diversidade. Quanto mais numerosos e diversos forem os pontos de vista, mais rica é a ciência.

Grandes contribuições à ciência

A chamada tem como missão financiar cientistas que, em busca de excelência em suas pesquisas, fazem perguntas fundamentais, com o risco e o sonho de oferecer grandes contribuições às suas áreas de atuação.

As grandes contribuições à ciência são favorecidas quando o cientista dispõe de infraestrutura, tempo e autonomia para desenvolver seus projetos, além de um ambiente rico de ideias. Assim, ao acreditar na capacidade inventiva dos cientistas, o Serrapilheira oferece recursos financeiros de longo prazo e flexibilidade de uso. O instituto também reconhece que a pluralidade de pontos de vista enriquece a ciência, favorecendo um cenário propício ao surgimento de grandes contribuições.

Grandes perguntas

Grandes perguntas são aquelas que questionam o conhecimento científico, abrem novas perspectivas de avanço ou aprofundam o conhecimento de uma área científica. Projetos dessa natureza dizem respeito a questões “o quê”, “quando”, “por quê” e “como”, e não àquelas utilitárias (“para que serve”).

Áreas apoiadas

A ecologia, como buscamos apoiar neste edital, é uma ciência natural que engloba ecologia de organismos, populações, comunidades ecológicas, ecossistemas, paisagens, ecologia global e de grandes escalas, ecologia histórica e etnoecologia, assim como conservação, manejo e serviços ecossistêmicos.

São bem-vindos projetos que envolvam abordagens matemáticas ou computacionais.

Projetos passíveis de apoio

Serão apoiados projetos originais e ousados, especialmente aqueles arriscados, e propostas que movimentam pessoas e ideias entre grupos de pesquisa.

Projetos não passíveis de apoio

Não serão apoiados projetos que sejam uma clara repetição de projetos anteriores. É necessário haver uma contribuição nova.

Propostas voltadas exclusivamente à ciência aplicada, com perguntas utilitárias e sem foco na produção de conhecimento e sem diálogo explícito com teorias ecológicas, não são o escopo da chamada.

Não serão contemplados projetos voltados exclusivamente a testes clínicos, estudos de saúde pública, desenvolvimento de biomarcadores ou de processos e produtos agrícolas ou industriais.

Risco

Para o Serrapilheira, o risco é bem-vindo e essencial ao avanço da ciência, e ele pode ser:

risco de concepção: as suposições subjacentes à hipótese apresentada talvez sejam incorretas ou a hipótese talvez não ofereça uma resposta à questão principal. O efeito proposto pode não existir ou não ser universal, por exemplo, ou a hipótese pode ir contra a posição dominante/mainstream do campo, ou ainda outras hipóteses explicariam melhor os dados. 

risco de abordagem: a abordagem metodológica proposta, mesmo que bem-sucedida, pode não ser capaz de fornecer informações adequadas e úteis para testar a hipótese proposta. O objeto de estudo é muito complexo ou variável para a abordagem, por exemplo, ou o conhecimento atual do campo a considera impossível, ou ainda ela é pouco convencional ou heterodoxa.

risco técnico: a obtenção dos dados seguindo a metodologia proposta pode ser tecnicamente desafiadora. Por exemplo: os métodos são difíceis de implementar; apresentam etapas críticas que podem falhar; exigem muita persistência e tentativa e erro; envolvem a manipulação de equipamentos complexos; requerem trabalho de campo ou experimentos em larga escala; o objeto de estudo está sujeito a muitas condições incontroláveis ou é produto de um longo tempo natural – tempos geológicos ou animais/plantas com ciclos de vida longos.

O Serrapilheira estimula a submissão de projetos arriscados nos dois primeiros sentidos, i.e., que trazem hipóteses e abordagens ousadas. Já o alto risco técnico, quando presente, deve ser mitigado com a antecipação dos desafios metodológicos e a apresentação de alternativas. Espera-se que o projeto seja tecnicamente robusto.

Publicações

Para nós, publicações são artigos em periódicos. Contemplando a diversidade de produção bibliográfica das várias áreas de pesquisa, outros formatos podem ser excepcionalmente considerados, a depender das particularidades de cada área (por exemplo, artigos de conferências ou preprints em matemática, física e ciência da computação).

4. Parcerias, apoio, vigência e orçamento

O Serrapilheira estabeleceu parcerias com Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) com o propósito de apoiar conjuntamente jovens cientistas nos estados.

São elas: a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

A FAPESPA manifestou interesse em entrar como parceira nesta chamada e poderá formalizar junto ao Serrapilheira a sua participação até o dia 30 de dezembro de 2023.

Serão financiados 12 pós-doutorandos para desenvolver suas pesquisas no Mato Grosso do Sul, Pará ou Rio de Janeiro (quatro cientistas em cada um desses estados), com dotações totais entre 550 mil reais e 800 mil reais de auxílio à pesquisa distribuídos ao longo de três anos, com possibilidade de extensão, apenas no prazo do contrato, por mais dois anos. 

Além do auxílio para a pesquisa, os cientistas contemplados receberão uma bolsa com valor mensal de 8 mil reais, ao longo de três anos, que podem ser estendidos por mais dois anos

As bolsas serão financiadas pelas respectivas FAPs, enquanto o auxílio para a pesquisa será cofinanciado pelo Serrapilheira e pelas FAPs, com distribuição a ser definida posteriormente. Parte dos recursos provenientes do Serrapilheira deverá ser destinada especificamente à formação de pessoas de grupos sub-representados na ciência. Em função da disponibilidade orçamentária, as FAPs poderão oferecer um aporte maior de recursos tanto para as bolsas quanto para o financiamento da pesquisa. Em casos excepcionais e também dentro dos limites orçamentários, poderá ser selecionado um número maior de candidatos.

No processo de submissão, o proponente deverá enviar um orçamento simplificado. Caso seja contemplado, o proponente terá o prazo de uma semana após a divulgação do resultado para ajustar o orçamento às normas da respectiva FAP.

Os selecionados só receberão os recursos se atenderem às demandas administrativas e orçamentárias da chamada pública e das FAPs.

Alocação dos recursos

Os recursos solicitados devem ser dimensionados para o alcance das metas listadas no projeto.

Encontros e treinamento

Além de oferecer recursos financeiros, o Programa de Apoio à Ciência do Serrapilheira promove treinamentos, workshops e eventos de integração entre os cientistas, como os Encontros Serrapilheira, que acontecem a cada ano. Com isso, o instituto e as FAPs se propõem a aprimorar a formação e o desenvolvimento das carreiras dos cientistas, estimulando a cooperação interdisciplinar e iniciativas em diversidade na ciência, divulgação científica e ciência aberta. Quem for selecionado nesta chamada participará desses eventos e treinamentos.

Início do apoio

O apoio se inicia oficialmente em 28 de julho de 2024.

Uso dos recursos

Recursos financiados pelas FAPs

As normas e especificidades para uso dos recursos de cada FAP estão disponíveis em Normas específicas por FAP.

Recursos financiados pelo Serrapilheira

O Serrapilheira oferece flexibilidade no emprego dos valores ao longo da execução da proposta apoiada. Os proponentes podem utilizar os recursos dotados como julgarem melhor para o desenvolvimento da pesquisa, desde que associados aos objetivos do projeto. Parte desse montante deverá ser destinada à concessão de bolsa de iniciação científica para a formação de pessoas de grupos sub-representados na ciência.

O cálculo para remuneração de bolsas e salários destinados às equipes dos cientistas selecionados deve se nortear pelos valores de referência do instituto.

Caso o cientista conquiste uma posição com vínculo permanente em uma instituição de pesquisa no Brasil, há portabilidade dos recursos dotados pelo Serrapilheira para a nova instituição.

Condições de financiamento e gestão financeira do Serrapilheira

As condições de financiamento são estabelecidas pelo Serrapilheira. As dotações são destinadas diretamente às pesquisas e deverão ser geridas por fundação indicada pelo instituto e não pela instituição-sede a que os cientistas se vinculam. Incentivamos as instituições-sede a oferecer aos cientistas condições adequadas para o desenvolvimento de seus projetos. O contrato será firmado entre a fundação, o cientista e o Serrapilheira.

Uma vez disponível para assinatura eletrônica, o contrato deverá ser assinado por todos os partícipes em um prazo máximo de quatro meses, impreterivelmente. Caso esse prazo não seja cumprido, o acordo poderá ser cancelado sem que isso caracterize descumprimento contratual por parte do Serrapilheira, e o apoio ao cientista pode não ser concedido.

Taxas administrativas do Serrapilheira

Quaisquer taxas administrativas relativas à gestão dos recursos do Serrapilheira serão descontadas diretamente dos valores dotados aos projetos. Para a entidade responsável pela gestão financeira do projeto, a ser indicada pelo Serrapilheira, caberá até 8% do valor da dotação do projeto. Assim, o valor líquido dos recursos do Serrapilheira ficará em no mínimo 92% do valor original.

Publicações resultantes do financiamento

Toda publicação apoiada com recursos provenientes deste edital e toda divulgação pública da obra dele resultante deverão citar, obrigatoriamente, o apoio da respectiva FAP e do Serrapilheira.

Prestação de contas financeira e técnica à FAPs

As normas e especificidades da prestação de contas relativa ao uso dos recursos de cada FAP estão disponíveis em Normas específicas por FAP.

5. Condições para aceitação de inscrições

As inscrições serão aceitas mediante os seguintes critérios:

Ano de obtenção do título de doutor(a)

Os candidatos devem ter recebido grau de doutor entre 1º de janeiro de 2013 e 30 de junho de 2024. Essa condição será ajustada em até dois anos para mulheres com filhos. Assim, mulheres com um único filho deverão ter obtido o doutoramento entre 1º de janeiro de 2012 e 30 de junho de 2024, e mulheres com dois ou mais filhos, entre 1º de janeiro de 2011 e 30 de junho de 2024. A data de defesa da tese será a baliza para a aceitação de inscrições, e não a data da emissão do diploma. A data de conclusão do doutorado deve estar rigorosamente de acordo com as condições acima.

Ausência de vínculo empregatício

Durante toda a vigência da bolsa, os candidatos não poderão ter vínculo empregatício nem poderão receber outra bolsa de entidades públicas ou privadas, nacionais e internacionais, tampouco salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza.

Caso a situação se altere durante a vigência do projeto, o contemplado se obriga a comunicar imediatamente à respectiva FAP e ao Serrapilheira os detalhes da modificação de sua situação inicial (vínculos empregatícios, outras bolsas concedidas, interrupções das atividades, mudanças de residência) ou quaisquer outros que possam influir na execução do projeto financiado.

A declaração de não vínculo empregatício deverá ser apresentada pelos candidatos selecionados no momento da assinatura do contrato.

Cor ou raça

Os proponentes devem se autodeclarar como parte da população negra (pretos ou pardos) ou indígena. 

Os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) selecionados na fase 1 passarão pelo procedimento complementar à autodeclaração conforme descrito aqui.

Os candidatos autodeclarados indígenas deverão enviar um dos seguintes documentos: (a) cópia do registro civil como indígena ou (b) carta de liderança indígena ou organização indígena reconhecida (caso não tenha o registro civil).

Instituições-sede

Os projetos devem ser conduzidos em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do estado da respectiva FAP (Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro), embora se admita que parte da atividade seja desenvolvida em outros estados e no exterior, como o trabalho de campo ou pesquisas colaborativas. Cientistas em atividade exclusiva em instituições fora do estado da respectiva FAP ou em instituições estrangeiras não estão qualificados para receber financiamento por meio desta chamada, e não há portabilidade das dotações das FAPs nem do Serrapilheira para outros países. No momento da assinatura do contrato, o contemplado deverá apresentar uma carta de anuência do representante da instituição que irá acolhê-lo.

Em razão do desenvolvimento de seu projeto, no transcurso do contrato o contemplado poderá alterar a instituição que irá acolhê-lo, devendo, nesse caso, apresentar ao Serrapilheira, no prazo máximo de 72 (setenta e duas horas) da efetiva alteração, um Termo de Anuência da nova instituição, devidamente assinado pelo representante legal da mesma.

Grupo-sede

Ao submeter a proposta, o candidato deverá indicar o grupo de pesquisa que o receberá ao longo do fomento. O líder desse grupo-sede deverá ter vínculo empregatício permanente com uma ICT do estado da respectiva FAP. No momento da assinatura do contrato, o contemplado deverá apresentar uma carta de anuência do líder do grupo-sede. 

É requisito que o candidato não tenha feito pós-graduação, pós-doutorado e não tenha publicações em colaboração com os membros do grupo de pesquisa que vai recebê-lo caso seja selecionado nesta chamada. É recomendado que o candidato escolha uma instituição diferente daquela em que se formou.

Áreas apoiadas

Serão apoiados projetos em ecologia. O escopo detalhado pode ser visto na seção 3: Definições: Áreas apoiadas. 

Publicações científicas

Os candidatos devem ser autores principais de pelo menos uma publicação científica (ver seção 3 “Definições: Publicações”).

Entendemos que o autor principal é aquele que deu a maior contribuição ao trabalho, e não necessariamente o chefe do laboratório ou líder do grupo de pesquisa. O candidato precisa justificar por que considera relevantes suas publicações, levando em conta o conteúdo e a contribuição intelectual dos textos (ver seção “Como se candidatar”). Essa justificativa deve ser feita com base no efeito que a publicação teve em questionar, avançar ou aprofundar o conhecimento no campo – sem menção ao veículo da publicação ou a métricas tradicionais como o fator de impacto (ver seção “Processo de seleção”).

Limites de submissões

Os candidatos só poderão submeter uma proposta por chamada e um máximo de três propostas durante todo o período em que são elegíveis.

Idioma

O preenchimento dos campos dos formulários de cadastro e de inscrição, assim como a redação dos projetos, devem ser feitos em português ou inglês. O mesmo vale para as entrevistas dos selecionados para a fase 2, que poderão ser feitas em português ou inglês.

Submissão eletrônica

As pré-propostas devem ser submetidas eletronicamente por meio do portal do Serrapilheira no Fluxx (https://serrapilheira.fluxx.io) nos prazos estabelecidos nesta chamada. 

Os candidatos selecionados, e apenas esses, deverão se cadastrar e submeter suas propostas nos sistemas das respectivas FAPs. Posteriormente, detalhes da submissão para cada FAP serão informados aos contemplados no edital.

CV Curriculum vitae

O curriculum vitae (PDF) do proponente deve conter no máximo duas páginas, seguindo impreterivelmente o modelo disponível em http://bit.ly/2kDe1Z2. Currículos em outros modelos não serão considerados.

As inscrições que não atendem às condições acima não serão processadas.

6. Candidaturas

A submissão das propostas se realiza em duas fases: fase 1 (pré-propostas) e fase 2 (propostas completas).

7. Como se candidatar à fase 1: pré-propostas

Abertura do portal de submissão

Os candidatos devem acessar o portal de submissão de propostas, a ser aberto a partir do dia 4 de janeiro de 2024 às 15h (horário de Brasília).

Acesso ao portal de submissão

Endereço: https://serrapilheira.fluxx.io

Prazo de submissão das pré-propostas

4 de janeiro a 25 de janeiro de 2024, às 15h (horário de Brasília).

Cadastro

Dados

  • nome
  • e-mail
  • telefone

Requisitos de elegibilidade

Uma vez finalizado o cadastro, os candidatos são direcionados para os requisitos de elegibilidade, confirmando que atendem aos critérios estabelecidos para esta chamada.

O teste de elegibilidade é validado pela equipe do Serrapilheira em até 24 horas.

Formulário de inscrição

Após terem completado o cadastro e os dados de elegibilidade, os postulantes são direcionados ao formulário de inscrição, composto pelas seções “Sobre o proponente” e “Sobre o projeto”, cujos campos deverão ser preenchidos no próprio sistema.

Sobre o proponente

Dados pessoais

  • nacionalidade
  • data de nascimento
  • cidade/estado/país natal
  • instituição
  • endereço/cidade/estado/cep
  • gênero
  • cor/raça
  • link para o curriculum vitae Lattes
  • link para o perfil no Google Acadêmico
  • número de identificação ORCID
  • link para site do laboratório (opcional)
  • perfil nas redes sociais (opcional)

Trajetória acadêmica

  • graduação, mestrado (se pertinente), doutorado, pós-doutoramento (se pertinente)
  • ano de obtenção do título de doutor(a)
  • eventuais interrupções decorrentes de licenças médicas, de maternidade e paternidade, cuidado com outras pessoas (p. ex., enfermos, idosos, pessoas com deficiência), indicando datas de início e fim. Podem também ser informadas circunstâncias que teriam impactado o desempenho escolar e acadêmico.

Publicações

  • títulos e arquivos em PDF de até cinco publicações das quais o proponente é autor. Os trabalhos publicados devem ser aqueles com os quais o candidato mais contribuiu, mas não necessariamente aqueles em que liderou o grupo de pesquisa ou cujo laboratório chefiou (ver seção “Definições: Publicações”)
  • descrição da contribuição do proponente para a ciência, explicando:

i) por que o proponente escolheu os referidos trabalhos

ii) por que os considera de impacto

iii) como surgiu a ideia da publicação

CV Curriculum vitae

Curriculum vitae (PDF), máximo de duas páginas seguindo impreterivelmente o modelo disponível em http://bit.ly/2kDe1Z2

Sobre o projeto

Título

O título do projeto deve ser a grande pergunta e de fácil compreensão para não especialistas na área. Formule-o sem nenhum jargão, finalizando-o com uma interrogação.
(até 150 caracteres com espaços)

Palavras-chave

Indicação de três palavras-chave para descrever livremente a subárea (exemplo: oceanos, ecologia de organismos, dinâmica populacional, comunidades ecológicas, cerrado, genética populacional, etnoecologia, parasitismo, serviços ecossistêmicos, paisagens, padrões de distribuição de espécies, ecologia histórica, conservação e manejo).

Palavras-chave são fundamentais para o encaminhamento das pré-propostas a avaliadores adequados.

Local de realização do projeto

Em qual estado o projeto será desenvolvido?

> Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro?

Onze perguntas

grande pergunta: Qual é sua grande pergunta fundamental? Formule-a sem nenhum jargão, finalizando-a com uma interrogação. Ela deverá ser o título do projeto.
(até 150 caracteres com espaço)

hipótese:

Qual é sua hipótese específica para responder a essa pergunta? Situe-a no estado atual do conhecimento do campo.
(até 500 caracteres com espaço)

risco de concepção: Quais as possíveis limitações de sua hipótese? Quais as possíveis falhas de suas suposições? Quais as alternativas plausíveis à sua hipótese?
(até 500 caracteres com espaço)

abordagem: De que dados você precisa para testar sua hipótese? Que abordagem metodológica será empregada para obter esses dados?
(até 700 caracteres com espaço)

risco de abordagem: Por que sua abordagem para testar sua hipótese pode não ser adequada? Quais as abordagens alternativas para testar essa hipótese?
(até 500 caracteres com espaço)

risco técnico: Que desafios você antecipa na coleta dos dados? Proponha alternativas e soluções técnicas, se apropriado.
(até 500 caracteres com espaço)

originalidade: Explique em que reside a originalidade de seu projeto. Na pergunta? Na hipótese? Na abordagem? Na metodologia? Responda claramente: “A originalidade do meu projeto está na…” e em seguida justifique.
(até 400 caracteres com espaço)

impacto: Quem se importa? Se você tiver sucesso em seu projeto, que diferença vai fazer para o conhecimento? Para quais campos?
(até 400 caracteres com espaço)

origem: De onde veio a ideia do projeto?
(até 400 caracteres com espaço)

interdisciplinaridade: Qual o nome do líder do grupo que irá acolhê-lo? Como o projeto proposto complementa e diverge das linhas de pesquisa atuais do grupo de pesquisa que vai abrigá-lo?
(até 400 caracteres com espaço)

pitch: Em uma ou duas frases breves, explique exatamente o que vai ser feito, sem jargão, resumindo as respostas acima e observando o seguinte modelo: “Vou usar [metodologia principal] em [amostra, modelo ou objeto de estudo] para testar se a [hipótese] pode explicar [grande pergunta].”
(até 400 caracteres com espaço)

Essa etapa terá papel crítico na primeira avaliação das propostas. Recomendamos aos candidatos que dediquem tempo e reflexão ao preenchimento dessa seção. Oferecemos dicas para orientar a estruturação das respostas às perguntas acima (link).

8. Como se candidatar à fase 2: propostas completas

Os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) selecionados na fase 1 passarão pelo procedimento complementar à autodeclaração conforme descrito aqui.

Os candidatos autodeclarados indígenas selecionados na fase 1 deverão enviar um dos seguintes documentos: (a) cópia do registro civil como indígena ou (b) carta de liderança indígena ou organização indígena reconhecida (caso não tenha o registro civil).

As pessoas que tiverem suas autodeclarações de cor/raça confirmadas pelos procedimentos acima serão chamadas a enviar propostas completas para a fase 2.

Prazo de submissão das propostas completas

4 de abril de 2024 às 15h (horário de Brasília)

Acesso ao portal de submissão de propostas

Os candidatos devem acessar o portal de submissão de propostas, a ser aberto a partir de março de 2024 em https://serrapilheira.fluxx.io, e então apresentar os documentos abaixo:

Documentos

Projeto de pesquisa

O projeto de pesquisa é uma expansão das perguntas levantadas na fase 1, incluindo novos itens e seguindo impreterivelmente o modelo disponível em https://bit.ly/4a0ABOo.

O documento deve conter:

> título do projeto: deve ser a grande pergunta e de fácil compreensão para não especialistas na área. Formule-o sem nenhum jargão, finalizando-o com uma interrogação.

(até 150 caracteres com espaço)

> nome do proponente.

> resumo curto, seguindo o modelo do pitch: Explique exatamente o vai ser feito, sem jargão, resumindo as respostas das perguntas levantadas na fase 1 e observando o seguinte modelo: “Vou usar [metodologia principal] em [amostra, modelo ou objeto de estudo] para testar se a [hipótese] pode explicar [grande pergunta].
(até 2 mil caracteres com espaço)

> introdução abrangente, que inclua o estado atual da pesquisa.
(até 10 mil caracteres com espaço)

> hipótese: Qual é sua hipótese específica para responder a essa pergunta? Situe-a no estado atual do conhecimento do campo.
(até 2.500 caracteres com espaço)

> risco de concepção: Quais as possíveis limitações de sua hipótese? Quais as possíveis falhas de suas suposições? Quais as alternativas plausíveis à sua hipótese?
(até 2 mil caracteres com espaço)

> abordagem: De que dados você precisa para testar sua hipótese? Que abordagem metodológica será usada para obter esses dados?
(até 2.500 caracteres com espaço)

> risco de abordagem: Por que sua abordagem para testar sua hipótese pode não ser adequada? Quais as abordagens alternativas para testar essa hipótese?
(até 2 mil caracteres com espaço)

> risco técnico: Que desafios você antecipa na coleta dos dados? Proponha alternativas e soluções técnicas, se apropriado.
(até 2 mil caracteres com espaço)

> originalidade: Explique em que reside a originalidade de seu projeto. Na pergunta? Na hipótese? Na abordagem? Na metodologia? Responda claramente: “A originalidade do meu projeto está na…” e em seguida justifique a sua escolha.
(até 1 mil caracteres com espaço)

> impacto: A quem interessa seu projeto? Se for bem-sucedido, que diferença vai fazer para o conhecimento? Para quais campos?
(até 1 mil caracteres com espaço)

> origem: De onde veio a ideia do projeto?
(até 1 mil caracteres com espaço)

> interdisciplinaridade: Qual é o nome do líder do grupo que irá acolhê-lo? Como o projeto proposto complementa e diverge das linhas de pesquisa atuais do grupo de pesquisa que vai abrigá-lo?
(até 1 mil caracteres com espaço)

> equipe: descrição do perfil da equipe envolvida no projeto. Não é necessário definir os nomes, basta indicar a formação e a experiência necessária, além de descrever as atividades a serem executadas, em linhas gerais. As pessoas precisam demonstrar capacidade de realizar o projeto, independentemente de fazerem parte do grupo, serem colaboradoras ou mesmo contratadas caso o candidato seja contemplado nesta chamada. Por exemplo: dois bolsistas de iniciação científica para trabalhar com citometria de fluxo ou um pesquisador de pós-doutorado especializado em machine learning.
(até 1.500 caracteres com espaço)

> rede de colaboração atual: descrição da rede. Basta listar o nome e a instituição de todos os colaboradores atuais, incluindo os que não atuam diretamente no projeto.
(até 1.500 caracteres com espaço)

> expansão de redes de colaboração: se for o caso, delinear possíveis estratégias para ampliar a rede, garantindo que os custos estejam previstos no orçamento simplificado.
(até 1.500 caracteres com espaço)

> cronograma anual, com os principais objetivos a serem atingidos em cada período. Não é necessário detalhar os objetivos, bastando descrever as etapas principais que atestem o sucesso do desenvolvimento do projeto. O cronograma será considerado um plano preliminar – os marcos poderão ser ajustados ao longo do desenvolvimento do projeto.
(até 600 caracteres com espaço para cada ano)

> orçamento simplificado. Os candidatos selecionados terão um período de uma semana após a divulgação dos resultados para detalhar o orçamento, adaptando-o às normas vigentes de cada financiador. No caso dos recursos do Serrapilheira, com exceção do valor total aprovado, as despesas podem ser ajustadas ao longo do desenvolvimento do projeto.

> referências bibliográficas

CV Curriculum vitae
(caso tenha havido alteração importante após o envio na fase 1)

Curriculum vitae (PDF), máximo de duas páginas seguindo impreterivelmente o modelo disponível em http://bit.ly/2kDe1Z2.

Projetos incompletos ou em desacordo com as orientações descritas nesta chamada serão desclassificados e não seguirão para a revisão.

9. Processo de seleção

Análise de enquadramento

O Serrapilheira e as FAPs irão avaliar se todos os materiais enviados pelos candidatos se enquadram nos critérios de aceitação de propostas. Apenas as propostas que atendam a todos os critérios serão incluídas no processo seletivo. Quando necessário, especialistas poderão auxiliar o time executivo nesta análise.

Análise de mérito e critérios

Cada pré-proposta será avaliada de forma independente por pelo menos dois avaliadores.

Com base nos critérios de capacidade científica, criatividade, originalidade e estruturação da proposta, serão analisadas:

> a trajetória acadêmica do proponente (curriculum vitae + indicação de eventuais interrupções na carreira)

> a contribuição do proponente para a ciência (produção científica indicada pelo candidato e justificativa)

> resposta às perguntas listadas anteriormente

Cada avaliador enviará ao time executivo uma listagem classificatória dos candidatos.

A equipe executiva do Serrapilheira vai comparar as listagens classificatórias e, em casos de discrepância, discutirá com o Comitê Especial de Julgamento e, se necessário, com avaliadores ad hoc, quais candidatos devem ser chamados para apresentar propostas completas.

O número de candidatos chamados para participar da fase 2 será no máximo três vezes maior que o número final de propostas a serem apoiadas.

O Serrapilheira e as FAPs não enviarão pareceres aos proponentes não selecionados para a fase 2.

11. Etapa 2: seleção de propostas completas

O processo seletivo será conduzido pelo Serrapilheira em parceria com as respectivas FAPs. As propostas serão analisadas por um Comitê Especial de Julgamento designado pelo Serrapilheira e pela Diretoria das FAPs, composto por assessores ad hoc, especialistas nos temas que são foco dos projetos.

A avaliação das propostas será conduzida por cientistas com perfis de gênero e de cor/raça diversos e que sejam falantes tanto de português quanto de inglês.

O Serrapilheira é signatário da Declaration on Research Assessment (DORA). Orientamos o painel de avaliadores a não se valer de métricas baseadas em periódicos, tais como o fator de impacto, como uma medida indireta da qualidade durante o processo seletivo.

Os modelos de todos os formulários a serem preenchidos pelos revisores ao longo do processo estão disponíveis aqui e aqui.

10. Etapa 1: seleção de pré-propostas

Análise de enquadramento

O Serrapilheira e as FAPs irão avaliar se todos os materiais enviados pelos candidatos se enquadram nos critérios de aceitação de propostas. Apenas as propostas que atendam a todos os critérios serão incluídas no processo seletivo. Quando necessário, especialistas poderão auxiliar o time executivo nesta análise.

Análise de mérito e critérios

Cada pré-proposta será avaliada de forma independente por pelo menos dois avaliadores.

Com base nos critérios de capacidade científica, criatividade, originalidade e estruturação da proposta, serão analisadas:

> a trajetória acadêmica do proponente (curriculum vitae + indicação de eventuais interrupções na carreira)

> a contribuição do proponente para a ciência (produção científica indicada pelo candidato e justificativa)

> resposta às perguntas listadas anteriormente

Cada avaliador enviará ao time executivo uma listagem classificatória dos candidatos.

A equipe executiva do Serrapilheira vai comparar as listagens classificatórias e, em casos de discrepância, discutirá com o Comitê Especial de Julgamento e, se necessário, com avaliadores ad hoc, quais candidatos devem ser chamados para apresentar propostas completas.

O número de candidatos chamados para participar da fase 2 será no máximo três vezes maior que o número final de propostas a serem apoiadas.

O Serrapilheira e as FAPs não enviarão pareceres aos proponentes não selecionados para a fase 2.

11. Etapa 2: seleção de propostas completas

Análise de enquadramento

O Serrapilheira e as FAPs irão avaliar se todos os materiais enviados pelo candidato se enquadram nos critérios de aceitação de propostas. Apenas as propostas que atendam a todos os critérios serão incluídas no processo seletivo.

Análise de mérito

Cada proposta completa, composta por projeto de pesquisa e curriculum vitae, será analisada de forma independente por pelo menos dois cientistas, de acordo com os critérios abaixo detalhados. Os avaliadores serão os mesmos que atuaram na fase 1; se necessário, novos avaliadores ad hoc poderão ser acionados.

Propostas que envolvam pesquisa com sujeitos humanos devem apresentar amostras que sejam representativas das populações estudadas, em particular em termos de gênero e cor/raça, ou devem justificar, em termos dos objetivos científicos, qualquer questão de falta de representatividade.

Critérios

Os avaliadores devem pontuar todas as propostas elegíveis usando uma escala de 1 a 5 (discordo fortemente – concordo fortemente) para cada um dos critérios listados a seguir.

1. Qualidade da proposta

Originalidade: se a proposta é original; ela não pode ser mera repetição de pesquisas anteriores.

Ousadia: se o projeto é ousado e criativo.

Pergunta: se a proposta aborda uma grande pergunta.

Estrutura e apresentação: se a proposta é bem estruturada e apresentada.

Interdisciplinaridade: se a proposta traz conhecimento novo (novos temas e/ou abordagens) ao grupo-sede e se a motivação para a escolha do grupo-sede é bem embasada.

2. Viabilidade

Composição da equipe: se atende às demandas propostas para o desenvolvimento do projeto.

Recursos financeiros: se os valores solicitados e os prazos são adequados.

3. Qualidade do proponente

Capacidade científica:* se o candidato demonstra capacidade de desenvolver pesquisa rigorosa.

*É avaliado o rigor da pesquisa desenvolvida até o momento, independentemente do número de artigos publicados.

Independência
  • se o candidato se mostra capaz de gerar ideias próprias;
  • se o candidato possui uma ampla rede de colaboração, nacional e internacional.
4. Entrevista
  • se o cientista se mostra capaz de defender sua grande pergunta e abordagem;
  • se o candidato compreende de forma abrangente sua área de atuação e o contexto em que seu projeto se encaixa.

Entrevista

A seguir, os mesmos avaliadores encarregados da análise de mérito vão realizar uma entrevista remota com os candidatos. Cada candidato fará uma apresentação de dez minutos e terá vinte minutos para responder a perguntas. A critério do candidato, a apresentação poderá ser feita em português ou em inglês.

Ao submeter propostas à chamada, os candidatos concordam expressamente com a realização da mencionada entrevista e autorizam que a mesma seja registrada em áudio e vídeo com a finalidade específica de análise de seu conteúdo pelo Serrapilheira e pelas FAPs, bem como por seus examinadores e pessoas responsáveis pela seleção dos candidatos. O material captado é de uso exclusivo do Serrapilheira e das FAPs.

O candidato deve ser capaz de apresentar claramente seu projeto e responder às perguntas com objetividade.

Para os dez minutos da exposição, o candidato poderá fazer uso de recursos visuais (gráficos, fórmulas etc) e deverá observar a seguinte estrutura:

  • breve apresentação pessoal;
  • explicação precisa e objetiva do que exatamente vai ser feito, sem jargão, resumindo as respostas das perguntas levantadas e observando o seguinte modelo: “Vou usar [metodologia principal] em [amostra, modelo ou objeto de estudo] para testar se a [hipótese] pode explicar [grande pergunta];
  • trajetória e origem da ideia;
  • identificação do diferencial do projeto;
  • e, se pertinentes, resultados preliminares.

Após a apresentação oral, cada avaliador deve pontuar o candidato de 1 a 5 (discordo fortemente – concordo fortemente), obedecendo aos critérios estabelecidos para esta chamada, incluindo a capacidade do postulante de defender e contextualizar sua grande pergunta, assim como de mostrar que compreende de forma abrangente sua área de atuação. Os membros da equipe executiva do Serrapilheira não avaliarão as apresentações.

Cada avaliador deve enviar ao time executivo sua pontuação e um parecer com comentários da revisão, antes de debatê-la com os demais membros do painel. A seguir, o time executivo consolidará as pontuações e as enviará por e-mail aos membros do painel. O time executivo deve apresentar os consensos e apontar os candidatos que receberam notas discrepantes. Entender a argumentação a favor ou contra candidatos não consensuais é atribuição do time executivo, com a assessoria de avaliadores ad hoc independentes, se necessário.

Ao final do processo, o painel de avaliadores confirmará por e-mail à equipe executiva do Serrapilheira e das FAPs uma listagem classificatória das propostas recomendadas. Empates são permitidos. Se for necessário debater as indicações, o time executivo organizará nova reunião com os membros do painel.

Os candidatos que chegarem à etapa final da análise detalhada, e apenas estes, receberão os pareceres relevantes.

Validação final

Com base nas recomendações dos painéis, a equipe executiva do Serrapilheira e da respectiva FAP consolida e aprova a lista final de selecionados, levando em consideração a avaliação dos pareceristas de acordo com os critérios acima, a disponibilidade de recursos financeiros, a interdisciplinaridade e o gerenciamento de portfólio.

Em função dos fatores referidos acima, nem todas as propostas bem avaliadas pelo Comitê Especial de Julgamento serão selecionadas; excepcionalmente, propostas que não constam da lista recomendada podem ser incluídas na seleção final. Nesse caso, a seleção final será submetida à presidência do Conselho de Administração do Serrapilheira e às Diretorias das FAPs, que justificarão sua decisão por e-mail aos membros dos painéis de seleção.

A aprovação da lista final de propostas a serem apoiadas será submetida à presidência do Conselho de Administração do Serrapilheira e à presidência da respectiva FAP.

O resultado preliminar da seleção será divulgado nas páginas do Serrapilheira e das respectivas FAPs.

Os selecionados deverão se cadastrar e submeter suas propostas nos sistemas das respectivas FAPs. Posteriormente, detalhes da submissão para cada FAP serão informados aos contemplados no edital.

12. Considerações finais sobre a seleção

Sobre o Comitê Especial de Julgamento

É vedado a qualquer membro do Comitê Especial julgar projetos em que:

> manifeste interesse direto ou indireto

> ocorra a participação de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau

> esteja litigando judicial ou administrativamente com qualquer membro da equipe do projeto ou seus respectivos cônjuges ou companheiros

Sobre os critérios em caso de empate

Em caso de empate, o apoio é dado preferencialmente a mulheres, a proponentes com experiência internacional e a projetos interdisciplinares.

Sobre o número de avaliadores

O número de propostas elegíveis determinará o número de avaliadores, sendo que toda pré-proposta e toda proposta completa serão examinadas por pelo menos dois avaliadores.

Sobre a composição do painel

Ao compor os painéis de seleção, o Serrapilheira busca garantir em sua composição o equilíbrio de gênero, bem como procura assegurar que pelo menos metade de seus integrantes não pertençam ao eixo Estados Unidos/Europa, com representantes de todos os continentes e pelo menos 20% de avaliadores não brancos.

Sobre o envio dos pareceres

As propostas que chegarem à etapa final da fase de seleção receberão um parecer escrito pelos avaliadores da área.

Notificação aos avaliadores sobre viés inconsciente

Em nossa metodologia, lembramos aos avaliadores da existência de vieses inconscientes, que devem ser considerados ao longo da seleção das propostas.

Compromissos do Serrapilheira e das FAPs

> Garantir que pessoas que possuam qualquer conflito de interesse com candidatos participantes desta chamada não avaliem os referidos candidatos.

> Assegurar que todas as propostas sejam julgadas por avaliadores qualificados.

13. Sobre apoios discricionários do Serrapilheira

A equipe executiva do Serrapilheira tem a liberdade de apoiar qualquer projeto recebido por meio desta chamada usando recursos discricionários, obedecendo a critérios de mérito e seguindo o código de ética e conduta profissional do Serrapilheira.

14. Considerações relevantes

Dados demográficos

Por que informar os dados demográficos? Ao informar espontaneamente ao instituto dados demográficos, os candidatos concordam em contribuir para o aperfeiçoamento das ações de estímulo à diversidade na ciência adotadas pelo instituto. O acesso a esses dados é limitado aos profissionais que participam da formulação de políticas do Serrapilheira e observa nossa previsão de Confidencialidade e Proteção de Dados do Código de Ética e Conduta. O eventual tratamento e a divulgação de dados demográficos colhidos na chamada restringem-se a uma finalidade estatística, ligada à transparência de informação, sem que implique mencionar ou identificar projetos ou candidatos, e sempre observados os critérios de sensibilidade, sigilo e confidencialidade dispostos na legislação vigente. Avaliadores não têm acesso aos dados em nenhuma fase de seleção dos candidatos, sendo que a opção pelo não fornecimento dos dados demográficos pelos candidatos não implica e nem avaliza a eliminação dos mesmos do processo seletivo. Para o registro dessa opção, existe no item em questão a opção “não informar”. A Política de Privacidade do Serrapilheira pode ser consultada aqui.

Boas práticas em diversidade na ciência

O Serrapilheira acredita que grandes resultados advêm de uma ciência praticada a partir da incerteza e do risco, e que essa é uma ciência possível quando há liberdade de ideias e pluralidade de pontos de vista. Para tanto, é essencial um grupo mais diverso de jovens cientistas que pensem a ciência sob diferentes olhares. E por isso incentivamos a diversidade étnico-racial e de gênero na ciência no Brasil. O Guia de Boas Práticas em Diversidade na Ciência está disponível no site do Serrapilheira em https://serrapilheira.org/nossos-valores/

Boas práticas em ciência aberta

O Serrapilheira exige que toda produção científica decorrente do projeto contemplado, ao longo do período de vigência do apoio, seja disponibilizada em repositórios de acesso público. A produção científica inclui, mas não se limita a, publicações em qualquer formato (sejam elas revisadas por pares ou não), bem como conjuntos de dados e códigos de programação associados à publicação. No que diz respeito a publicações, para atender a este requisito os cientistas apoiados pelo instituto deverão tornar disponíveis seus trabalhos (versão final publicada, accepted author manuscript ou preprint em versão quase-final) em um repositório público. Cabe à pessoa reter os direitos necessários para postar as publicações, dados e códigos publicamente a fim de atender a este requisito. O Serrapilheira incentiva a submissão a periódicos de acesso aberto, preferencialmente os que não cobram taxas adicionais para torná-los gratuitos para leitores e para autores.

O Guia de Boas Práticas em Ciência Aberta consta do site do Serrapilheira em https://serrapilheira.org/nossos-valores/

Propriedade intelectual

Caso as pesquisas selecionadas por meio desta chamada resultem em processos de patentes, o Serrapilheira não reivindicará direitos de propriedade intelectual.

Código de conduta

As atividades de pesquisa propostas devem obedecer a princípios éticos e às normas legais em vigor no Brasil. A conformidade às regras e normas legais vigentes é de responsabilidade dos cientistas apoiados pelo Serrapilheira, dos quais se exige o respeito ao meio-ambiente, à saúde humana e dos animais, bem como aos direitos de privacidade, integridade física, proteção de dados e não discriminação. O desrespeito a qualquer desses direitos pode resultar no cancelamento da dotação.

Integridade da pesquisa

O Serrapilheira apoia firmemente a integridade da pesquisa. Na eventual ocorrência de casos comprovados de má conduta científica, como plágio, invenção ou falsificação de resultados ao longo de um projeto financiado pelo Serrapilheira, o apoio financeiro será cancelado.

Do ponto de vista jurídico

O Serrapilheira se reserva o direito de cancelar, suspender, modificar, rever ou postergar, a qualquer momento, a seu exclusivo critério de avaliação, o processo de seleção a que se refere esta chamada, mediante simples aviso publicado nos mesmos meios de divulgação da presente chamada. Potenciais candidatos ou mesmo postulantes que já tenham submetido projetos ao instituto não serão ressarcidos —  seja em razão do cancelamento, suspensão, modificação ou postergação do contrato. Tal cláusula também se aplica às instituições às quais essas pessoas sejam ou estejam vinculadas.

A preparação dos projetos e sua respectiva submissão ao processo de seleção objeto desta chamada são de integral responsabilidade dos candidatos, os quais deverão arcar integralmente com os seus custos. Ao aderir a esta chamada, os candidatos reconhecem que cabe exclusivamente ao Serrapilheira arbitrar o processo de seleção, observados os procedimentos aqui descritos.

Ao processo de deliberação e escolha dos candidatos por parte do Serrapilheira não caberá nenhum tipo de recurso, pedido de revisão ou ressarcimento de custos, despesas ou indenização na hipótese de não seleção de projetos submetidos, em qualquer fase ou etapa dos processos descritos nesta chamada.

O Serrapilheira poderá, a qualquer tempo e independentemente de consentimento prévio do candidato ou instituição de ensino à qual ele esteja vinculado, conduzir estudos utilizando informações submetidas por meio desta chamada. Poderá, ainda, divulgar os resultados desses estudos, respeitado o compromisso de confidencialidade, desde que tais informações já não tenham se tornado públicas.

Uma vez finalizada a seleção, o instituto poderá compartilhar dados sobre os projetos aprovados, como o valor da dotação, o título, resumo e palavras-chave.

De forma a preservar os critérios de isenção e isonomia que norteiam a análise e escolha das práticas concorrentes, e como forma de prevenir potenciais conflitos de interesse e/ou infração às regras previstas no Código de Ética e Conduta do instituto, não poderão, direta ou indiretamente, habilitar-se às chamadas do Serrapilheira pessoas com relações de casamento, união estável ou parentesco por consanguinidade ou afinidade, seja em linha reta, colateral ou transversal, até o segundo grau, com funcionários, diretores, membros dos Conselhos de Administração e Científico, tampouco com avaliadores ou outros prestadores de serviço contratados para a seleção das chamadas.

A deliberada não observância dessa regra de impedimento, por qualquer pessoa que se habilite para as chamadas do Serrapilheira, dará ao instituto, a seu exclusivo critério de conveniência e tempo, o direito de exclusão do beneficiário da chamada, com a consequente rescisão contratual e cancelamento das obrigações dele decorrentes, inclusive as pecuniárias, sem que isso caracterize rescisão contratual imotivada.

Exceções às regras aqui previstas devem ser decididas pelo Conselho de Administração do Serrapilheira.

15. FAQ

16. Referências

Contato

chamada+posdoc@serrapilheira.org

Guia para navegar em nosso sistema de inscrição on-line

Procedimento de heteroclassificação

Para baixar

Português

English

Nesta chamada