A avaliação das propostas será conduzida majoritariamente por cientistas em atividade em instituições internacionais de excelência, com perfil de gênero e de raça diverso, quando possível.
O esquema resumido do processo de seleção está disponível no Anexo 2.
Etapas
A seleção será feita em duas etapas.
• Fase 1: pré-propostas
Análise de enquadramento
A equipe executiva vai avaliar se todos os materiais enviados pelos candidatos se enquadram nos critérios de aceitação de propostas. Apenas as propostas que atendam a todos os critérios serão incluídas no processo seletivo.
Análise de mérito
As pré-propostas serão agrupadas em blocos de acordo com a área (matemática, ciência da computação, física, geociências, química e ciências da vida). Cada pré- proposta será avaliada de forma independente por pelo menos dois avaliadores de cada área.
Com base nos critérios de capacidade científica, criatividade, originalidade e estruturação da proposta, são analisadas:
– a trajetória acadêmica do proponente (curriculum vitae)
– sua produção científica (produção científica indicada pelo candidato)
– sua proposta resumida de pesquisa (resumo expandido e resposta às cinco perguntas listadas anteriormente)
Cada avaliador enviará ao time executivo uma listagem classificatória de até quatro candidatos por área. O time executivo vai comparar as listagens classificatórias e, em casos de discrepância, discutirá com os avaliadores e, se necessário, com avaliadores ad hoc, quais candidatos devem ser chamados para apresentar propostas completas.
O número de candidatos chamados para participar da fase 2 será de duas a três vezes maior que o número final de propostas a serem apoiadas. Ou seja, entre 24 e 36 jovens cientistas de todas as áreas.
Não é previsto o envio de pareceres para pré-propostas não chamadas para a fase 2.
• Fase 2: propostas completas
Análise de enquadramento
A equipe executiva vai avaliar se todos os materiais enviados pelo candidato se enquadram nos critérios de aceitação de propostas. Apenas as propostas que atendam a todos os critérios serão incluídas no processo seletivo.
Análise de mérito
Cada proposta completa, composta por projeto de pesquisa, curriculum vitae, orçamento e equipe, será avaliada de forma independente por pelo menos dois avaliadores da área, de acordo com os critérios abaixo detalhados. Os avaliadores serão os mesmos que atuaram na fase 1; se necessário, novos avaliadores ad hoc poderão ser acionados.
Critérios
Os avaliadores devem pontuar todas as propostas elegíveis usando uma escala de 1 a 7 (1=ruim; 2=fraco; 3=razoável; 4=bom; 5=muito bom; 6=excelente; 7=excepcional) para cada um dos critérios listados a seguir.
Qualidade do proponente*
• Capacidade científica: O cientista demonstra capacidade de desenvolver pesquisa na fronteira do conhecimento? Publicou artigos de qualidade e com rigor metodológico? Tem potencial para buscar avanços científicos na área?
• Criatividade e independência: O cientista é criativo e se mostra capaz de gerar ideias próprias? Possui redes de colaboração, nacionais e internacionais? Demostra capacidade de desenvolver liderança científica em sua área de atuação?
*A qualidade e rigor da pesquisa desenvolvida até o momento são avaliados, independentemente do número de artigos publicados.
Qualidade da proposta
• Originalidade: quão original é a pergunta? (a proposta não pode ser mera repetição de pesquisas anteriores)
• Criatividade: o projeto aborda desafios relevantes e/ou enfrenta uma grande pergunta? É criativo e ousado?
• Impacto na ciência: quão amplo é o impacto potencial do trabalho no campo específico?
• Estrutura e apresentação: quão bem estruturada é a proposta?
Viabilidade
• A metodologia de pesquisa está de acordo com os objetivos do projeto? A composição da equipe atende às demandas propostas para o desenvolvimento do projeto? Os recursos financeiros solicitados e os prazos são adequados?
Risco*
• Quão tecnicamente difícil ou arriscado é o trabalho a ser feito?
*A análise de risco será utilizada para estruturar um portfólio de projetos a serem apoiados com níveis distintos de risco. Ou seja, o peso deste critério não será determinante na pontuação final.
Cada avaliador enviará ao time executivo um parecer com comentários da revisão. O time executivo vai comparar os pareceres e decidir junto com os avaliadores se todos os candidatos devem ser chamados para a entrevista.
Entrevista
A seguir, organizados em painéis de cada área, os mesmos avaliadores que realizaram a análise de mérito vão fazer uma entrevista remota com os candidatos. Nesta etapa, os membros do painel de avaliação terão acesso aos pareceres e a todo o material enviado pelo candidato.
Cada candidato fará uma apresentação de quinze minutos e responderá a perguntas por mais quinze minutos.
Após a apresentação oral, cada avaliador deve pontuar o candidato de 1 a 7 (1=ruim; 2=fraco; 3=razoável; 4=bom; 5=muito bom; 6=excelente; 7=excepcional), obedecendo aos critérios estabelecidos para esta chamada, incluindo sua capacidade de defender e contextualizar sua grande pergunta, assim como de mostrar que compreende de forma abrangente sua área de atuação. Os membros da equipe executiva não avaliarão as apresentações.
Cada avaliador deve enviar sua pontuação ao time executivo, antes de debatê-la com os demais membros do painel. A seguir, o time executivo consolida as pontuações e organiza uma nova reunião com todos os membros do painel, para o debate coletivo. Durante o debate, o time executivo deve apresentar os consensos e apontar os candidatos que receberam notas discrepantes. Entender a argumentação a favor e contra candidatos não consensuais é atribuição do time executivo, com a assessoria de avaliadores ad hoc independentes, se necessário.
Ao final do processo, o painel de avaliadores de cada área enviará à equipe executiva uma listagem classificatória recomendada de até três propostas, selecionadas por decisão colegiada. Empates são permitidos. Cada candidato que chegar à etapa final da análise detalhada receberá os pareceres relevantes.
Validação final
Com base nas recomendações dos painéis, a equipe executiva consolida e aprova a lista final de até doze selecionados em todas as áreas, levando em consideração quatro fatores: a classificação, a disponibilidade de recursos financeiros, o risco e o gerenciamento de portfólio. São escolhidos os melhores candidatos, quaisquer que sejam seus campos de pesquisa.
Em função dos fatores listados acima, nem todas as propostas das listas recomendadas pelos painéis serão selecionadas; excepcionalmente, propostas que não constam da lista recomendada podem ser incluídas na seleção final. Nesse caso, a equipe executiva submeterá sua escolha ao presidente do conselho de administração do Serrapilheira e justificará sua decisão por e-mail aos membros dos painéis de seleção.
A aprovação da lista final de propostas a serem apoiadas será submetida ao presidente do conselho de administração.
Considerações finais
Sobre os critérios em caso de empate
O apoio é dado preferencialmente a cientistas que ainda não dispõem de recursos independentes para desenvolver sua pesquisa. Em caso de empate, são privilegiadas propostas apresentadas por proponentes de grupos sub- representados em suas áreas de conhecimento em relação a gênero e raça.
Sobre o número de avaliadores
O número de propostas elegíveis determinará o número de avaliadores que vão colaborar com o Serrapilheira. Reitera-se que cada pré-proposta e proposta são avaliadas por pelo menos dois avaliadores.
Sobre o envio dos pareceres
As propostas que chegarem à etapa final da fase de seleção receberão um parecer escrito pelo painel de avaliadores da área.
Notificação aos avaliadores sobre viés inconsciente
Em nossa metodologia, lembramos a todos os avaliadores que se conscientizem da existência de vieses inconscientes e levem isto em consideração durante o processo de seleção das propostas
O Serrapilheira se compromete a:
– excluir do corpo de avaliadores pessoas que possuam qualquer conflito de interesse com candidatos participantes desta chamada
– assegurar que todas as propostas sejam avaliadas por avaliadores qualificados
Sobre apoios discricionários
A equipe executiva tem a liberdade de apoiar qualquer projeto recebido por meio desta chamada usando recursos discricionários, obedecendo a critérios de mérito e seguindo o código de ética e conduta profissional, documento que apresenta as diretrizes do Serrapilheira em relação a conflitos de interesse, combate à corrupção e outros assuntos relacionados à ética e conduta profissional. Nesse caso, os cientistas selecionados não farão parte da coorte de cientistas apoiados por meio desta chamada e serão considerados como cientistas do apoio discricionário.