Ciências da vida
Amanda Cunha
Universidade Federal de Viçosa (MG)
Projeto: Como a interação entre hidroides e seus substratos vivos molda os padrões de diversidade desses invertebrados coloniais marinhos?
O projeto vai estudar a relação entre hidroides – uma das fases da vida de pequenos animais semelhantes a águas-vivas – e outros animais e algas marinhos para entender a biodiversidade de invertebrados marinhos.
Artur Santos-Miranda
Universidade Federal de Minas Gerais (MG)
Projeto: A via da CAMKII é um regulador central da disfunção de cardiomiócitos e da carga parasitária de T. cruzi durante a implementação da cardiomiopatia chagásica?
O projeto visa estudar o papel da via de sinalização celular dependente de CaMKII para a biologia do Trypanosoma cruzi (causador da doença de Chagas), e para a função dos cardiomiócitos – as células contráteis do músculo do coração.
Cibele Rocha Resende
Universidade Federal de Minas Gerais (MG)
Projeto: Os macrófagos residentes são ativados pelo estresse cardíaco?
O projeto busca entender como os macrófagos se integram no microambiente cardíaco e qual o seu impacto na função cardíaca.
Cleiton Eller
Universidade Federal do Ceará (CE)
Projeto: Os princípios evolutivos podem ser usados para prever a mortalidade de plantas durante a seca e explicar a coexistência de plantas em ambientes secos?
Para entender como as comunidades de plantas conseguem se sustentar em ambientes secos, o projeto vai estudar as estratégias de sobrevivência das plantas submetidas à escassez de água.
Daniel Ardisson-Araújo
Universidade de Brasília (DF)
Projeto: Podemos controlar populações de insetos-praga da agricultura afetando a microbiota do intestino com a exposição oral a vírus que matam bactérias?
O grupo vai investigar o uso de vírus que matam bactérias (os fagos) para regular a microbiota natural do intestino dos insetos-praga e assim afetar sua sobrevivência e também a sensibilidade a inseticidas.
Edileusa Gerhardt
Universidade Federal do Paraná (PR)
Projeto: Como as proteínas PII integram e regulam o metabolismo microbiano e como isso afeta a fixação de nitrogênio em Azospirillum brasilense?
A partir da família de proteínas PII, o projeto vai estudar o metabolismo de bactérias que se associam com plantas para a fixação de nitrogênio.
Gabriela Cybis
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS)
Projeto: Podemos fazer melhor uso de sequências genéticas para identificar novas variantes virais de rápida propagação antes mesmo de emergirem nos dados?
O projeto vai estudar como usar técnicas de aprendizado de máquina para antecipar e acompanhar o surgimento de novas linhagens de vírus com potencial pandêmico.
Guilherme Ost de Aguiar
Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ)
Projeto: Dados os registros da atividade simultânea de um conjunto de neurônios, como inferir as interações entre os neurônios desse conjunto?
Ao desenvolver modelos matemáticos, o projeto pretende reconstruir a rede das interações entre neurônios a partir de dados sobre a atividade elétrica agregada do conjunto de neurônios.
Jeferson Vizentin-Bugoni
Universidade Federal de Pelotas (RS)
Projeto: As plantas tropicais podem contar com dispersores de sementes para acompanhar as mudanças climáticas e evitar a extinção?
O projeto vai estudar como as diferenças de dispersão de sementes entre plantas tropicais podem afetar seus riscos de extinção, levando em conta o impacto das mudanças climáticas.
Marcelo Campos
Universidade Federal de Mato Grosso (MT)
Projeto: Por que as plantas são resistentes à maioria dos insetos?
O projeto pretende responder por que insetos herbívoros só conseguem se alimentar de certas plantas, enquanto a maior parte das plantas é resistente à maior parte dos insetos.
Marilia Sonego
Universidade Federal de Itajubá (MG)
Projeto: Como as trincas no fruto da castanha-do-pará podem funcionar como mecanismos de tenacificação resultando em uma cápsula protetora extraordinária?
Usando microtomografia dos frutos e impressão 3D, o projeto vai investigar como as pequenas trincas e vazios no fruto da castanha-do-pará fazem com que ela seja tão resistente e tenaz.
Michel Naslavsky
Universidade de São Paulo (SP)
Projeto: Como a ancestralidade genômica e miscigenação modulam os efeitos do gene APOE na substância branca, mielinização e declínio cognitivo?
O projeto busca entender o efeito da ancestralidade recente do gene que codifica a apolipoproteína-E – uma proteína importante para a doença de Alzheimer – nas conexões cerebrais e o declínio cognitivo.
Pedro Meirelles
Universidade Federal da Bahia (BA)
Projeto: Qual é o papel da matéria escura microbiana na estabilidade dos ecossistemas?
Usando dados públicos de sequenciamento genômico, o projeto vai mapear a interação entre microorganismos e estudar a influência da fração desconhecida dos microbiomas na estabilidade dos ecossistemas.
Rafael L. G. Raimundo
Universidade Federal da Paraíba (PB)
Projeto: Solucionando a Tragédia dos Comuns: como sincronizar redes ecológicas e socioeconômicas para alcançar a sustentabilidade?
O projeto pretende testar a hipótese de que a degradação dos recursos naturais está inversamente correlacionada com o grau de adaptabilidade dos sistemas sócio-ecológicos, e, a partir daí, oferecer subsídios para estratégias de governança adaptativa.
Ciência da computação
Eduardo Pena
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PR)
Projeto: Como descobrir metadados relevantes para o gerenciamento e análise de dados?
O projeto estudará maneiras de minerar metadados–dados descritivos sobre conjuntos de dados–que auxiliem aspectos diversos do gerenciamento e análise de dados.
Dalton Martini Colombo
Universidade Federal de Minas Gerais (MG)
Projeto: Os circuitos eletrônicos existentes operam com base em sinais em formatos analógico e digital. É possível mudar esse paradigma e utilizar sinais no domínio tempo?
Visando um novo tipo de hardware mais eficiente que os atuais, este projeto pretende desenvolver uma nova classe de circuitos eletrônicos que utiliza o tempo entre pulsos elétricos para codificar e processar dados.
Mariza Ferro
Universidade Federal Fluminense (RJ)
Projeto: Uma inteligência artificial sustentável pode prever eventos de chuva extrema e prevenir grandes desastres em áreas urbanas?
Interdisciplinar com a ecologia, o projeto visa desenvolver modelos estatísticos para prever chuvas extremas e antecipar possíveis desastres em áreas urbanizadas.
Física
Dyana Duarte
Universidade Federal de Santa Maria (RS)
Projeto: Existem fases exóticas no diagrama de fases da Cromodinâmica Quântica?
O projeto busca entender as implicações de dados recentes sobre ondas gravitacionais na cromodinâmica quântica – a teoria sobre o que se passa no interior das partículas subatômicas como prótons e nêutrons.
Fernando Iemini de Rezende Aguiar
Universidade Federal Fluminense (RJ)
Projeto: Quais são os limites fundamentais em nossa capacidade de medir o tempo com as leis da termodinâmica quântica e da teoria de muitos corpos?
O projeto vai buscar as leis da física que limitam a nossa precisão para medir a passagem de tempo.
Thiago Guerreiro
Pontifícia Universidade Católica (RJ)
Projeto: Podemos detectar a natureza quântica da gravidade?
Fazendo medições por meio da optomecânica quântica – que se vale das interações entre a luz e o movimento de objetos mecânicos – o projeto pretende detectar a natureza quântica de campos gravitacionais.
Geociências
Carlos D’Apolito
Universidade Federal do Acre (AC)
Projeto: As savanas e florestas secas se espalharam no sudoeste da Amazônia durante a última glaciação?
Estudando fósseis da vegetação e megafauna brasileira, o projeto pretende descobrir se houve uma expansão das savanas e florestas secas no sudoeste da Amazônia durante a última era glacial.
Cesar Rocha
Universidade de São Paulo (SP)
Projeto: A turbulência de pequena escala no oceano abissal força a variabilidade climática?
Com um modelo matemático e dados in situ, o projeto vai buscar responder se a mistura turbulenta no oceano profundo afeta as correntes oceânicas e, consequentemente, o clima global.
Karlos Guilherme Diemer Kochhann
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS)
Projeto: As zonas úmidas na Amazônia foram fontes ou sumidouros de carbono durante os últimos estados de aquecimento global?
O projeto busca entender o fluxo de carbono a partir das áreas alagadas da Amazônia no período de aquecimento global do Mioceno, por volta de 14 milhões de anos atrás.
Micael Amore Cecchini
Universidade de São Paulo (SP)
Projeto: A agregação de nuvens leva a uma maior eficiência na geração de chuvas na Amazônia?
Poucas nuvens grandes geram mais chuva do que várias nuvens pequenas, sob condições atmosféricas similares? Partindo dessas questões, o projeto vai investigar o efeito da agregação de nuvens no volume de chuvas na Amazônia.
Susanne Maciel
Universidade de Brasília (DF)
Projeto: Como a composição física do ruído sísmico ambiental influencia os métodos de imagem/monitoramento baseados em ruído ambiente?
O projeto vai investigar como as características do ruído sísmico – as vibrações naturais do ambiente geradas pelo mar, ventos e pela vida humana – afetam os equipamentos de monitoramento modernos usados para medir propriedades geológicas e sísmicas do solo.
Matemática
Felipe Gonçalves
Instituto de Matemática Pura e Aplicada (RJ)
Projeto: Qual é o arranjo mais eficiente de esferas em várias dimensões?
O projeto busca encontrar a melhor configuração de esferas num espaço multidimensional a fim de cobrir a maior proporção do espaço.
Francisco Vanderson Moreira de Lima
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS)
Projeto: Como detectar buracos negros via desigualdades geométricas?
Buscando maneiras de detectar buracos negros usando variações geométricas no espaço-tempo, o projeto interdisciplinar une física e matemática.
Mauricio Jose Poletti Merlo
Universidade Federal do Ceará (CE)
Projeto: Quão típico é o caos?
O projeto busca responder o quão comum são os sistemas caóticos entre os sistemas dinâmicos.
Ramon Moreira Nunes
Universidade Federal do Ceará (CE)
Projeto: Como estimar funções L?
A partir de resultados recentes orientados pelo programa de Langlands, o projeto vai buscar estimativas não-triviais das funções L, parte da teoria dos números.
Renata Rojas Guerra
Universidade Federal de Santa Maria (RS)
Projeto: Modelos dinâmicos para variáveis aleatórias duplamente limitadas: como prever indicadores de desenvolvimento sustentável medidos em taxas e proporções?
Utilizando dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico sobre energia hidrelétrica, o projeto vai buscar técnicas estatísticas para a previsão de indicadores do desenvolvimento sustentável.
Química
Juliana Brito
Universidade Estadual Paulista (SP)
Projeto: É possível continuar vivendo em um planeta sem produção de energia limpa e consciência ambiental?
Utilizando resíduos industriais, o projeto vai estudar a produção de energia limpa a partir de reações químicas.
Taicia Fill
Universidade Estadual de Campinas (SP)
Projeto: Quais são as bases moleculares da associação simbiótica fungo-planta?
Investigando as moléculas do sistema de defesa das plantas, o projeto vai estudar as relações simbióticas entre fungos e plantas.